Solenidade marca abertura das atividades do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Instituto AOCP
O programa tem o propósito de capacitar pessoas para desenvolver habilidades em atividades que facilitem a divulgar o acesso aos serviços de assistência social em Maringá (PR).
No último dia 12 de setembro ocorreram o evento de abertura e a aula inaugural do Programa de Desenvolvimento de Líderes Comunitários, desenvolvido pelo Instituto AOCP. A celebração, realizada no Hotel Metrópole, em Maringá (PR), onde atua o programa, marcou o início de três meses de capacitações.
A iniciativa tem como objetivo principal capacitar pessoas com potencial para se tornarem multiplicadoras de informações sobre os serviços de assistência social disponíveis em suas comunidades. O curso, realizado em parceria com o Instituto EKLOOS, oferece uma grade diversificada, incluindo palestras, workshops, atividades práticas e sessões de discussão. Esses conteúdos abrangem temas como liderança, engajamento comunitário, controle social, espaços democráticos, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), territorialidade, matricialidade sociofamiliar e benefícios de transferência de renda.
O Instituto também pretende utilizá-lo para gerar apontamentos demográficos de cada região, mapeando pontos de maiores necessidades de cada grupo, realizar acompanhamento e proporcionar feedbacks, durante e depois do programa, fortalecendo ainda mais o seu propósito social.
A cerimônia contou com a presença dos 19 participantes selecionados, da diretora-presidente do Instituto AOCP, Lilian Ravagnani e da assistente social Gabriela Melhado, além de integrantes do Instituto EKLOOS, Mariana Santos e Marcelo Lima. Estiveram presentes ainda, autoridades da assistência social de Maringá, como a secretária da Assistência Social, Miriam Scabora, o vice-presidente do Comas (Conselho Municipal de Assistência Social), Tiago Henrique Dolphinne Alves, e a responsável pela Gerência da Proteção Social Básica, Eloá Lamin da Gama.
Miriam Scabora iniciou as declarações na mesa de autoridades, seguida por Eloá Lamin da Gama, depois por Tiago Alves, que relatou a relevância da assistência social como política pública, com o foco nas capacidades e possibilidades daqueles que se encontram em cenários de desproteção. Alves comentou sobre o projeto elaborado pelo instituto, que recebeu com celebração e apoio.
“Especialmente no Programa de Desenvolvimento de Lideranças, o que se almeja é a potencialização dos indivíduos para que possam promover, em seus territórios, iniciativas de impacto social positiva. Percebe-se um total alinhamento entre o que é preconizado pela Política Nacional de Assistência Social e a idealização do Instituto AOCP”, comentou o vice-presidente do Comas, Tiago Alves.
Lilian Ravagnani discorreu sobre o anseio do Instituto AOCP em iniciar esse trabalho e a instituição preza cada vez mais por ações que visam o desenvolvimento da sociedade. “Expressamos profunda gratidão aos parceiros e a todos os participantes que fazem parte deste programa e que buscam fazer a diferença. Esperamos que seja uma experiência valiosa e revolucionária para a população e para a comunidade que vocês aceitaram representar”, destaca a diretora-presidente.
Gabriela Melhado, assistente social do Instituto AOCP, reforça as palavras da presidente e ressalta que esta é apenas uma entre muitas iniciativas futuras. "Estamos todos muito satisfeitos e entusiasmados com os resultados que esse trabalho poderá gerar. O Instituto AOCP está constantemente buscando novas ações que contribuam para a emancipação social, promovendo a união de esforços para a conquista de direitos e igualdade", discursou.
Os alunos do programa receberam um kit com materiais para utilizarem durante as capacitações. Os kits foram entregues pelos colaboradores do Instituto AOCP, estes que trabalham na captação de recursos que possibilitam as iniciativas sociais da associação.
O Instituto EKLOOS, maior acelerador social do país, é uma grande parceira do programa, auxiliando na redução da desigualdade. Ao todo, o EKLOOS já beneficiou mais de 4 milhões de pessoas em 26 estados, além do Distrito Federal.
O programa terá encontros semanais no formato híbrido online e presencial e os participantes receberão uma bolsa de R$ 300 mensais. A previsão é que o cronograma de aulas seja encerrado em dezembro, seguido de uma solenidade de formatura e a entrega dos certificados.
Sobre o Instituto AOCP
É uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sediada em Maringá, no noroeste do Paraná. Há mais de uma década, a instituição organiza processos seletivos e concursos públicos em todo o país e colabora com entidades por meio de programas sociais através do assessoramento técnico, administrativo e financeiro.