Novembro Azul: prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas
Instituto AOCP apoia a causa e combate a desinformação e o receio sobre a realização de exames preventivos para os homens.
Novembro é o mês dedicado a campanha mundial da saúde do homem, que busca conscientizar a prevenção do câncer de próstata e desmistificar a realização de exames, incentivando ações cotidianas de autocuidado, muitas vezes negligenciadas pelo seu público-alvo.
O movimento surgiu em 2003 na Austrália, quando um grupo de amigos criaram o termo Movember, resultado de um jogo de palavras, moustache e november (bigode e novembro em inglês, respectivamente), que incentivava o bigode a crescer como sinal de conscientização sobre as doenças masculinas.
No Brasil, a campanha foi lançada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008, estimulada pelo já sucesso do Outubro Rosa.
O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer no país, com 65 mil casos a cada ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).
É preciso ficar em alerta! O estágio inicial não costuma apresentar sinais. A realização dos exames básicos como PCA (exame de sangue) e toque retal são indicados a partir dos 45 anos, principalmente para pacientes negros ou com histórico na família, e a detecção precoce da doença pode salvar a vida!
Nos últimos anos, o Novembro Azul vem tomando dimensões maiores, dando visibilidade à saúde masculina no geral, assunto que culturalmente ainda é um tabu entre eles - o que jamais deveria ser.
O instituto AOCP apoia a campanha e promove ações internas e externas, estimulando a abertura do diálogo e disseminando informação para sociedade. Não somente de estudos, sonhos e carreira vive o homem. A saúde é primordial.
Sobre o Instituto AOCP
É uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sediada em Maringá, no noroeste do Paraná. Há mais de uma década, a instituição organiza processos seletivos e concursos públicos em todo o país e colabora com entidades por meio de programas sociais através do assessoramento técnico, administrativo e financeiro.