Instituto AOCP realiza formação para profissionais que atuam com Medidas Socioeducativas para jovens
O curso, ministrado dentro do programa Aprender para Ensinar, contou com mais de 25 profissionais da área socioassistencial de Maringá (PR).
O Programa Aprender para Ensinar, promovido pelo Instituto AOCP, realizou mais uma formação destinada para mais de 25 profissionais de Maringá (PR), que atuam com Medidas Socioeducativas e no PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), da SAS (Secretaria de Assistência Social) do município. O ciclo de palestras e oficinas de aprimoramento teve como tema “Práticas Metodológicas com Jovens em Medidas Socioeducativas em Meio Aberto” e foram realizados em três dias consecutivos, no Creas I (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da cidade, ministrado por Lucas Carvalho, psicólogo, educador social e consultor da área da Infância e Juventude.
O curso, que teve uma jornada de 18 horas, foi pautado em metodologias que buscam produzir Segurança de Acolhimento, de Convivência e de Autonomia, alinhadas com a PNAS (Política Nacional de Assistência Social) e mediadas pela Arte-educação.
Parcitipantes da formação
Atualmente, o serviço do Creas atende cerca de 100 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Durante os encontros, os participantes compartilharam suas experiências, refletiram sobre o trabalho de acolhimento, experimentaram diversos métodos facilitadores nos trabalhos individuais, com grupos de jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas e com famílias.
“O professor é um verdadeiro mestre no atendimento humanizado dentro da Socioeducação e na Assistência Social. O propósito do curso foi alcançado com maestria”, comenta uma participante que atua na SAS.
“A metodologia apresentada será de grande valia no desenvolvimento diário do nosso trabalho. Todos os dias, para quem atua nesta área, é desafiador. Muitas situações nos surpreendem, mas o curso trouxe ferramentas eficazes para colocarmos em prática e nos sentir mais preparados para os desafios”, completa a servidora da Pasta Social de Maringá.
O programa Aprender para Ensinar já tem uma agenda para as próximas ações. Confira no quadro abaixo:
Sobre o Instituto AOCP
É uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sediada em Maringá, no noroeste do Paraná. Há mais de uma década, o Instituto organiza processos seletivos e concursos públicos em todo o país e colabora com entidades por meio de programas sociais, com assessoramento técnico, administrativo e financeiro.
SERVIÇO
Instituto AOCP
www.institutoaocp.org.br