Concursos Públicos

Instituto AOCP reafirma e comprova a lisura no certame do TJPR com decisão do CNJ

A condução da seleção reafirma que o organizador realiza um trabalho sério, pautado por procedimentos bem estabelecidos de grande atuação no cenário nacional.

4 curtidas Curtir

O Instituto AOCP reafirma e comprova a lisura, a seriedade e a transparência no concurso público para o Técnico Judiciário do TJPR (Tribunal de Justiça do Paraná) após denúncia descabida de que buscou a anulação do certame. O processo administrativo que tramitava no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) foi encerrado e a decisão referente a informações prestadas pelo TJPR e pela banca organizadora, acompanhadas de ampla documentação técnica. 


As provas do concurso foram realizadas no dia 24 de agosto de 2025 em 10 municípios paranaenses e contaram com 108.215 inscritos e mais de 72 mil candidatos presentes. De acordo com a decisão do CNJ, “os elementos concretos demonstram que o concurso foi estruturado a partir de uma logística complexa, com mecanismos de controle previamente estabelecidos e rigorosamente implementados”, expressa a decisão emitida pelo Conselheiro Relator.


Com a atuação de aproximadamente 8 mil colaboradores, entre eles 5.500 fiscais de sala, distribuídos em 130 locais de prova. Foram aprovadas diversas medidas de segurança, como o acondicionamento de pertences em envelopes lacrados, uso de detectores de metais em banheiros, controle de deslocamento de candidatos, aplicação de quatro tipos diferentes de provas e coleta de digitais.


Mesmo diante de relatos pontuais de falhas, o CNJ destacou que, “em um universo superior a 72 mil candidatos presentes, tais ocorrências não permitem inferir, de forma lógica ou necessidade qualquer ação capaz de comprometer o concurso”, relata.


Outro ponto relevante considerado na decisão foi a planilha de eliminação, que registra 667 candidatos eliminados por descumprimento das regras do edital. "O dado reforçar a atuação eficaz da fiscalização e a repressão a condutas incompatíveis com as normas do certo, eliminando qualquer narrativa de permissividade ou complacência institucional. Em um cenário de fraude sistêmico seria esperado alguma tolerância de tolerância deliberada ou manipulação de regras, o que não foi minimamente demonstrado", informa o documento.


O encerramento do processo no CNJ representa o reconhecimento do trabalho técnico, responsável e comprometido ao longo de todas as etapas do concurso.

 

O Instituto AOCP conta com o envolvimento de seus colaboradores no atendimento aos diversos requisitos apresentados, especialmente aquele envolvido no Conselho Nacional de Justiça.


A condução do concurso do TJPR reafirma o Instituto AOCP como uma instituição séria, pautada por procedimentos bem propostos, que vem conquistando reconhecimento no cenário nacional. Mais do que a realização de um grande porte, o trabalho desenvolvido contribui diretamente para que o Tribunal de Justiça do Paraná conte com servidores treinados, fortalecendo a prestação jurisdicional e ampliando o acesso da população a uma justiça mais eficiente.