Instituto AOCP assume Mesa Diretora do Conselho de Assistência Social de Maringá (PR)
Na solenidade, realizada na Prefeitura, a instituição assumiu a cadeira como 2º vice-presidente.
O Instituto AOCP assumiu oficialmente neste dia 17 de setembro, o seu cargo de 2º vice-presidente do COMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) de Maringá (PR), cidade onde está localizada a sede da instituição. Agora, o Instituto passa a compor a Mesa Diretora do conselho e integrar a comissão do Eixo de Trabalho de Documentação e Inscrição.
O evento, realizado no Auditório Hélio Moreira da Prefeitura, marca o início de um mandato de dois anos (2025-2027) de atuação direta e deliberações sobre a rede de assistência social municipal que afeta diretamente a cidade paranaense.
“Para o Instituto AOCP, esta conquista representa um papel de visibilidade e responsabilidade perante a sociedade, pois agora temos voz ativa para deliberar, propor e contribuir efetivamente com as políticas públicas do nosso município”, afirma Gabriela Melhado, assistente social e representante do Instituto AOCP no Conselho.
Para conquistar esse espaço importante na sociedade, no dia 04 de julho, durante a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, foi realizada uma eleição que definiu quatro das oito organizações que poderiam assumir a cadeira. O Instituto foi eleito como uma das mais bem votadas pelas associações maringaenses envolvidas em todo o cenário.
Além da posse e da integração oficial, nesta quarta-feira, por meio de votação, a Mesa Diretora e as comissões foram formadas. Junto a associação, atuarão como Presidente Thiago Dolphine, membro do Conselho Regional de Psicologia, representante da sociedade civil, e como 1ª Vice-Presidente, Maria Auxiliadora, representante dos usuários do Serviço de Assistência Social.
Com essa titulação e reconhecimento, a organização terá como tarefas: deliberar sobre a política de assistência social da cidade, fiscalizar e acompanhar a execução da política; zelar pela legalidade e princípios do SUAS (Sistema Único de Assistência Social); aprovar a prestação de contas do FMAS (Fundo Municipal de Assistência Social), promover articulação e mobilização social, entre outras funções.
Participantes do Programa de Desenvolvimento de Lideranças
No Auditório, foram empossadas oficialmente as duas participantes do Programa de Desenvolvimento de Liderança Comunitária - uma iniciativa do Instituto, com a primeira edição realizada ano passado, cujo propósito é formar profissionais para atuarem como agentes transformadores - Claudiane Maria Vieira Theodoro e Franciely Aparecida Contrigiani.
“O nosso trabalho com o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Comunitárias gerou frutos que já são visíveis! A aproximação delas com os Conselhos se deu justamente pelo conteúdo do programa, que evidenciou a importância da participação dos(as) usuários(as) nos espaços de controle social”, acrescenta Gabriela.
O Instituto AOCP, com a sua missão de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, fomenta e executa projetos voltados à assistência social. A organização se propõe a auxiliar no desenvolvimento das políticas de assistência social da cidade, consideradas uma coluna primordial para uma sociedade cada vez mais justa.